sexta-feira, 15 de maio de 2009

Sorvete Caseiro


Essa receita eu aprendi com minha querida maezinha, ela sempre fazia quando ia pra casa dela no final de semana, essa sobremesa tambem me lembra minha gravidez, porque foi nessa epoca que minha mae aprendeu e ela sempre fazia.
Fica bem cremoso e com textura de sorvete. Se for consumido de uma so vez fica legal desenformar, mas se for aos poucos aconselho deixar na forma.



Ingredientes:
- 1 lata de leite condensado
- a mesma medida de leite (integral ou desnatado)
- 4 gemas peneiradas
- 2 c. sopa de amido de milho (coloco bem cheia)
- 2 caixas de creme de leite (aqui nao tem caixa entao uso 2 latas porque nao tem soro)
- 2 c. cafe de essencia de sua preferencia (baunilha, rum, morango, chocolate, etc.)
- 4 claras
- 4 c. sopa de acucar

Calda de Chocolate:
- 1 xic. cha de cacau em po
- 1/2 xic. cha de agua

Calda de acucar:
-1 xic. cha de acucar

Modo de Preparo:
Caramelize uma forma redonda com buraco no meio com acucar e deixe reservado.

Numa panela coloque 1 xic. cha de cacau em po com 1/2 xic. de agua, ligue o fogo e deixe ferver em fogo baixo ate engrossar (+ ou - 6 min.)

Em uma panela fora do fogo coloque o leite condensado, a mesma medida de leite, as gemas peneiradas, o amido de milho, e a essencia, misture muito bem e leve ao fogo baixo, mexendo sempre, ate engrossar.
Quando engrossar, se desejar voce pode acrescentar corante alimenticio da cor desejada combinando com o sabor do sorvete. Mexa bem e acrescente o creme de leite. Reserve.

Numa batedeira coloque as 4 claras e bata, va acrescentando aos poucos as 4 colheres de sopa de acucar e continue batendo ate obter picos de neve.

Junte esse merengue delicadamente no creme reservado acima.

Coloque a calda de chocolate dentro da forma untada com acucar, despeje cuidadosamente o creme acima pra dentro da forma.
Leve para o freezer por 12 horas.

Dicas:
- Se desejar voce pode colocar em potes de sorvete e servir com calda de chocolate separadamente.
- Voce pode acrescentar frutas cortadas e nozes.
- Para fazer sorvete de chocolate adicione no creme 6 c. sopa de cacau em po e essencia de chocolate.
- Para fazer sorvete de morango bata no liquidificador 1 xic. cha de morango com o leite da receita e depois acrescente no creme mais 1 xic. cha de morango picado.

4 comentários:

Unknown disse...

Olá Theully

conheço essa sobremesa tambem e sei fazê-la, mas não costumo colocar nenhuma essência, e são 06 ovos, fica uma delicia, e chamos aqui em Natal de "Sorvetão" e realmente é deliciosa, todos que provão adoram!!! Felicidades!!!!
Beijos,
Saudades,
Socorro

Marly disse...

Oie, agora sim vou aprender a fazer um monte de coisa gostosa visitando o seu blog. Amei. Vou tentar fazer essa receita, deve ser bem gostoso.
Beijos
Marly

Anônimo disse...

oi fiz esse sorverte e todos adorarao agora quando tenho vizitas elas pedem sempre um sorvete gostoso como esse.parabens ,,,,,,bjkasssssss

Theully Calderwood disse...

Oi meninas obrigada pelos comentarios e fico feliz em repassar uma receita gostosa. Desculpa a ausência mas estarei voltando a publicar mas receitas.
Bjs