sexta-feira, 8 de abril de 2011

Fillet Mignon with Madeira Sauce - Filé Mignon ao Molho Madeira


Filé Mignon ao Mollho Madeira acompanhado com Risoto de Parmesão  e Feijão Verde.


Fillet Mignon with Madeira Sauce, Parmesan Risotto and Greens Beans. 






Há semanas atrás na minha escola eu estava na função de Sauté e eu poderia elaborar um prato para ser o especial da semana, ou seja, temos um cardápio fixo e o especial funciona muito bem nesses casos, uma vez que temos clientes no restaurante da escola que sempre estão de volta toda a semana, então eles já conhecem o cardápio e o especial da semana é uma boa pedida.

Então resolvi fazer um prato que sempre comia com meu marido quando saíamos para jantar fora, no começo eu não gostava muito do prato mas com o passar do tempo fui ficando apaixonada e aqui está o resultado.

É um prato maravilhoso para várias ocasiões e é difícil alguém não gostar.


Filé Mignon

Ingredientes:

1kg de filé mignon (cortados em medalhões)
1/2 cebola picadinha
2 copos de vinho tinto seco
1 litro de caldo de carne
1 porção de cogumelos frescos (pode ser usado em conserva)
1 colher (sopa) de farinha de trigo
sal
pimenta-do-reino

Modo de Preparo:

Tempere os filés com pimenta-do-reino moída na hora e sal. Aqueça o azeite em uma panela grande de fundo triplo (de preferência), sele os filés dos dois lados, acrescente a cebola e deixe dourar.

Coloque o vinho e deixe evaporar, acrecente o caldo de carne (aproximadamente 1/2 litro), abaixe o fogo e deixe os filés cozinharem. Coloque a farinha de trigo e o cogumelo, assim que o filé atingir o ponto desejado, ou seja ao ponto ou mal passado.
Deixe o caldo engrossar e está pronto.


Risoto de Parmesão ou Arroz à Piamontese

Ingredientes:

3 xícaras de arroz cru
3 litros de caldo de carne
1 lata de championg
2 copos de vinho branco seco
1 cebola grande batidinha
2 dentes de alho socados
200g de manteiga
queijo parmesão
1 lata de creme de leite fresco
sal
pimenta do reino branca
250g de mussarela

Doure a cebola e o alho com 100g da manteiga. Junte o arroz cru sem lavar, refogue bem e acrescente o vinho e a água do championg. Tampe e deixe ferver em fogo brando até evaporar o líquido. Feito isso, adicione o caldo de carne até cobrir o arroz. Tempere com sal e pimenta e deixe cozinhar normalmente.

Após 10 minutos de cozimento, junte o championg cortado em lâmina, acrescente o caldo de carne e mexa até que o arroz cozinhe "al dente" e fique bem ligado. Isto pronto, adicione o resto da manteiga, o creme de leite, boa porção de queijo ralado e a mussarela picada. Torne a provar o sal e misture rapidamente. Retire do forno e sirva em seguida.

Nenhum comentário: